Laboratórios Educacionais ou Salas de aula informatizadas funcionando bem, tem a ver com quatro fatores principais: a TI / rede, os computadores e softwares, o plano de aula e os professores. Mas o que temos encontrado em nossas visitas à algumas escolas públicas é: a) TI pouco funcional e mal estruturada; b) computadores com qualidade e procedência duvidosos, coloridos, com hardwares e softwares defasados; c) a dinâmica de ensino e os exercícios não são atrativos e por isso não otimizam as tecnologias disponíveis; d) professores que por falta de dispositivos, falta de treinamento ou os dois; não tem controle sobre as salas ou laboratórios, e não há como supervisionar os trabalhos de 20 ou 30 alunos no curto espaço de tempo que dispõe desses recursos.
Outra triste constatação é que os sistemas e softwares utilizados por crianças de 7 a 10 anos são os mesmos oferecidos para os adolescentes dos 13 aos 17. Ou seja, as muitas opções da informática, tanto no que refere-se a multimídia quanto ao enorme potencial de pesquisa e acesso a livros e jogos, ainda é um “mito” para a maioria do ensino de nossas crianças.
A qualidade dos ambientes educacionais:
Esta é outra questão sobre a qual não temos visto quase nenhuma inovação, pois via-de-regra as salas não contam com um mobiliário e layout adequados e facilitadores da aprendizagem.
Postagem referenciada de blog especializado, “Atratividade nos Ambientes de Ensino” alerta para a importância desta questão em nossas escolas, tanto públicas quanto privadas. Também já escreveu sobre a “Educação do Futuro e a Tecnologia” chamando a atenção para as boas práticas da rede de Escolas Summit, na Califórnia / EUA e também para as idéias do educador – Prof. José Moran, da USP.
Adotado por milhares de escolas, a “virtualização inteligente multiplataforma Phantosys”, representa uma ferramenta muito útil aos professores (no gerenciamento da sala de aula), um ganho na estabilidade da TI / Rede e, certamente, uma otimização na funcionalidade dos vários modelos de PCs e sistemas operacionais.
Contribuições: Blog Escola, Trabalho e Vida